Modelação Visualização Tridimensional Arquitectura
Anotações semanais relativas à cadeira, desde programas a conhecimentos adquiridos.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Semana 7 - 29 e 30 de Outubro

  Iniciámos então a introdução ao exercício do pormenor arquitectónico em AutoCAD: utilizámos como base do exercício o desenho técnico do Arquitecto Toyo Ito. 

  Numa primeira etapa, foram criadas duas layers - imagem e linhas auxiliaresDepois, ao activar a layer imagem e com o comando IMAGEATTACH, adicionámos então a imagem pretendida para este exercício (a planta do Arq. Toyo Ito).   Atentar: Insertion point (0,0,0) e a Scale (1)

  Visto que o fundo da imagem é branco, o cursor tornava-se imperceptível, dificultando a resolução do exercício, então, com o auxilio do comando PRFERENCES (OPTIONS), no separador Cursor & Selection, alterar a cor do cursos em Crosshair Color  A imagem seleccionada está sem escala e para a escalar será preciso encontrar uma medida que seja conhecida. Neste caso utilizámos a bancada da cozinha como referência, pois têm uma dimensão standart.   De seguida, alteramos para a layer linhas auxiliares e com o comando XLINE criamos duas linhas horizontais e uma linha vertical (XLINE - ENTER - H(orizontal) / XLINE - ENTER - V(ertical)) e posicionamo-las nos limites da bancada.   Consecutivamente, ao utilizar o comando SCALE (ENTER - SELECT ALL - ENTER) e seleccionamos um dos pontos de intersecção das linhas que criámos anteriormente e depois Reference e seleccionamos um ponto inferior e um ponto superior e escolhemos a medida 0,65.   - Para confirmar este passo: comando DIST, escolhemos dois pontos e é nos dada essa medida exacta. 

  Depois desta etapa, o passo seguinte foi criar linhas auxiliares das zonas circulares da planta. Com a ajuda do comando  CIRCLE - ENTER - 3P, onde seleccionamos as rectas auxiliares tangentes (XLINE passadas no desenho) para formar o círculo. Posteriormente, foi criada uma nova layer - linhas de corte e utilizámos os comandos, 
PLINE (para obter uma estrutura tridimensional), VPOINT (comando auxiliar para passar para o espaço tridimensional - inserimos as coordenadas (1, -1, 1) para que seja permitido ver o objecto 3D e a folha de trabalho de onde iremos criar o objecto), EXTRUDE (cotamos com “3” e vai aparecer o nosso modelo), SHADE (para tornar o objecto opaco) 
  A seguir a estes passos, vamos a PAGESETUP criamos uma página A4 com as medidas standard mas com as margens todas a 0 e ainda alteramos a orientação da nossa folha em Orientation para Vertical.
Com o comando MVIEW fazemos a planta trabalhada aparecer novamente e com duplo clique ficamos com o conteúdo da janela selecionado e usamos o comando ZOOM "1/100 xp" para enquadrar o desenho na janela (com um clique fora da janela podemos editar a caixa sem alterar a informação dentro da janela). 



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Semana 6 - 22 e 23 de Outubro

  Esta semana foi dedicada à repetição da configuração do Layout, mas, desta vez, foi exclusiva para os alunos que têm Macbook, cuja diferença com o sistema operativo do Windows faz com que o processo seja ligeiramente diferente.

  Também foi introduzido aos alunos o novo exercício individual que se desenvolve em volta de um pormenor arquitectónico. Nesta primeira fase foi pedido a cada um que escolhesse um pormenor da obra Architects Working Details para posteriormente trabalhar no AutoCAD. 

sábado, 17 de outubro de 2015

Semana 5 - 15 e 16 de Outubro

  Nesta semana, focámos o exercício da semana passada "polígonos" (AutoCAD) e procedeu-se à centralização de todas as figuras geométricas no mesmo ponto.
  A figura que tinha ficado em falta centralizar foi o triângulo, então ao acharmos o seu devido centro com o comando LA(layer) - e tendo todas as layers bloqueadas, excepto a do triângulo, movemo-lo até o centro desta figura coincida com os restantes polígonos.
  Finalizado o exercício, sucedeu então a preparação da informação gráfica para impressão em AutoCAD.
Exercício Polígonos - AutoCAD

Passos para a preparação do layout de impressão:

1. Na barra de comandos selecionamos o comando TILEMODE, escrevemos 0 e clicamos em ENTER para sair do Model. 
2. Altera-se o nome Layout1 para Impressão A3. 
3. Para imprimir cada uma das nossas layers em separado eliminamos o conteúdo actual da nossa folha (comando ERASE), para a calibrar como preferirmos. 
4. Para garantir que o formato da folha é o A3, como pretendemos, usamos o comando PAGESETUP, onde clicamos em Modify. 
5. Na opção Printer/plotter que nos leva a escolher a impressora que pretendemos, optamos pela que diz DWG to PDF.
6. Em Paper Size, identificamos o tamanho da folha como sendo ISO A3 (420.00x297.00mm).
7. Para eliminar as margens, na opção Modify em Properties, seleccionamos Modify Standart Paper Sizes e escolhemos o tamanho ISO A3 (420.00x297.00mm) e de novo em Modify alteramos o valor das margens para 0.



- Esta aula não foi possível dedicar aos alunos com MacBook (dos quais faço parte) pois a turma não teve a possibilidade de ter um adaptador que permita a conexão com o projecto da sala de aula para poder ser feita a explicação geral de todo este processo, - que difere do sistema operativo da windows. 



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Exercício Cenário - Photoshop

Resposta ao exercício proposto: 

Exercício Cenário 1 - Baco de Caravaggio

Exercício Cenário 2 - Madonna with child and St. Anne de Caravaggio
Exercício Cenário 3 - Primavera - Botticelli 


Imagem Original


Imagem Alterada

Consultar enunciado do exercício AQUI

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SEMANA 4 - 8 e 9 de Outubro

  Iniciámos esta semana de aulas com uma breve discussão sobre o exercício de photoshop proposto pelo professor.

  Também foi lançado um novo exercício aos alunos, desta vez em autoCAD. O exercício consiste na realização de figuras geométricas (uma por layer) com as respectivas coordenadas. 
Exercício Polígono AutoCAD

Síntese do Exercício:

Passos + Comandos importantes:

  • Comando LA - criação de layers 
    criar 6 layers
    layer1 quadrado (coordenadas: 0,0; 0,1; 1,1; 1,0) 
    layer 2 circulo
    layer 3 triângulo
    layer 4 pentagono
    layer 5 rectângulo_r2
    layer 6 rectângulo_aureo 
  • Tecla F7 - desligar a grelha visual
  • Tecla F9 - desligar snap
Quadrado (layer1) 
1º  L(line)
2º Coordenadas (0,0; 1,0; 1,1; 0,1;)
3º C (close) - para fechar a figura

Círculo (layer2) 
1º CIRCLE
2º Centro em (0,0), Diâmetro 0,5

Triângulo (layer3) - mesma medida que o quadrado e equilátero
1º Comando @ - dá-nos as coordenadas em relação ao último ponto
2º A base do triângulo tem inicio no ponto de origem (0,0) e o ponto final tem as coordenadas (1,0) - para isto usa-se o comando L(line)
3º Para se manterem as proporções de um triângulo equilátero - @1<120 e C(close) para fechar a figura

Pentágono (layer4)
1º Comando POL (Polygon)
2º Seleccionar 5 faces
3º Ponto de partida seria a semi-recta com início em (0,0) e com fim em (1,0). 

Rectângulo Raiz de 2 (layer5)
1º Circunferência de auxílio - raio equivale à diagonal do quadrado
2º O menor lado do rectângulo está coincidente com o lado do quadrado e maior lado é a interesecção do círculo com a linha perpendicular ao lado menor. 

Rectângulo Aureo (layer6)
1º Circunferência auxiliar com centro no ponto médio do lado do quadrado e o raio é a medida que vai desde o ponto médio da aresta em causa, aos vértices opostos do quadrado. 
2º Comando REC (Rectangle), usando o vértice superior direito do quadrado como primeiro ponto da construção e a interesecção dela com o círculo como ponto final. 

Para finalizar o exercício é necessário centralizar todas as figuras no mesmo ponto.

Comando utilizados nesta última fase:
Command: MOVE
Select objects: 1 found
Select objects:
Specify base point or [Displacement] <Displacement>:
Specify second point or <use first point as displacement>: 0.5,0.5
Command: L
LINE
Specify first point:
Specify next point or [Undo]:
Specify next point or [Undo]:
Command: MOVE
Select objects: 1 found
Select objects:
Specify base point or [Displacement] <Displacement>:
Specify second point or <use first point as displacement>:
Command:
** STRETCH **
Specify stretch point or [Base point/Copy/Undo/eXit]:
Command: MOVE
Select objects: 1 found
Select objects:
Specify base point or [Displacement] <Displacement>:
Specify second point or <use first point as displacement>:
Command: EERASE
Select objects: 1 found
Select objects:
Command:
Command: E
ERASE 1 found

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEMANA 3 - 1 e 2 de Outubro

  Esta semana foi exposto aos alunos o próximo exercício a resolver na unidade curricular de Sistemas de Representação Digital em Arquitectura. 


  Para a resolução do exercício é necessário a pesquisa de uma imagem, preferencialmente que ilustre uma perspectiva, de uma pintura ou desenho renascentista. Após a selecção da imagem, seguiremos então para a edição desta de forma a inserir a nossa figura (figura do aluno) no quadro. 
  Sucintamente, este exercício exige a edição de uma imagem e devidos tratamentos geométricos e cromáticos. 
  A ferramenta de resolução do exercício será, então, o Photoshop. 

Síntese do exercício em PHOTOSHOP: 

1. Numa primeira abordagem ao exercício solicitado, como exemplo e ponto de partida e de apoio, o primeiro passo apontou para a escolha de duas imagens, uma de um quadro renascentista e outra de uma imagem onde estivesse presente a figura humana que pudesse ser inserida no quadro.


2. Seleccionada a imagem a sobrepor, foi tido o cuidado e a preferência de que a mesma tivesse um fundo branco para facilitar a sua inserção no cenário. Assim, bastou seleccionar a figura humana escolhida, recorta-la, e recorrendo à ferramenta da varinha mágica, com o cursor carregar no fundo branco da imagem e posteriormente, em "Select", inverter o efeito. Seguidamente, basta copiar a selecção para a imagem cenário e redimensiona-la de forma a que ambas fiquem proporcionais. 

3. A última etapa consiste, por meio de tentativas, o alcance da mesma linguagem (a nível de cores) entre ambas as imagens para que no resultado final a figura humana se encontre bem inserida no quadro e assim proporcionar a sensação de ser apenas uma imagem desde o início. 

4. Terminado então o exercício, devemos recorrer ao programa Notepadd++ para finalizar a edição da sobreposição das imagens onde a imagem da figura humana deve ser sobreposta sobre a imagem cenário.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  Na última aula desta semana (dia 2 de Outubro), iniciou-se ainda a utilização do programa AutoCAD com um pequeno exercício onde criámos um tabuleiro de xadrez apenas para compreender melhor a utilização do programa e colocámos, como fonte de apoio, os códigos e as coordenadas que originaram o tabuleiro numa página no Notepad++.



Exercício AutoCAD