Iniciámos então a introdução ao exercício do pormenor arquitectónico em AutoCAD: utilizámos como base do exercício o desenho técnico do Arquitecto Toyo Ito.
Numa primeira etapa, foram criadas duas layers - imagem e linhas auxiliares. Depois, ao activar a layer imagem e com o comando IMAGEATTACH, adicionámos então a imagem pretendida para este exercício (a planta do Arq. Toyo Ito). Atentar: Insertion point (0,0,0) e a Scale (1)
Visto que o fundo da imagem é branco, o cursor tornava-se imperceptível, dificultando a resolução do exercício, então, com o auxilio do comando PRFERENCES (OPTIONS), no separador Cursor & Selection, alterar a cor do cursos em Crosshair Color. A imagem seleccionada está sem escala e para a escalar será preciso encontrar uma medida que seja conhecida. Neste caso utilizámos a bancada da cozinha como referência, pois têm uma dimensão standart. De seguida, alteramos para a layer linhas auxiliares e com o comando XLINE criamos duas linhas horizontais e uma linha vertical (XLINE - ENTER - H(orizontal) / XLINE - ENTER - V(ertical)) e posicionamo-las nos limites da bancada. Consecutivamente, ao utilizar o comando SCALE (ENTER - SELECT ALL - ENTER) e seleccionamos um dos pontos de intersecção das linhas que criámos anteriormente e depois Reference e seleccionamos um ponto inferior e um ponto superior e escolhemos a medida 0,65. - Para confirmar este passo: comando DIST, escolhemos dois pontos e é nos dada essa medida exacta.
Depois desta etapa, o passo seguinte foi criar linhas auxiliares das zonas circulares da planta. Com a ajuda do comando CIRCLE - ENTER - 3P, onde seleccionamos as rectas auxiliares tangentes (XLINE passadas no desenho) para formar o círculo. Posteriormente, foi criada uma nova layer - linhas de corte e utilizámos os comandos,
PLINE (para obter uma estrutura tridimensional), VPOINT (comando auxiliar para passar para o espaço tridimensional - inserimos as coordenadas (1, -1, 1) para que seja permitido ver o objecto 3D e a folha de trabalho de onde iremos criar o objecto), EXTRUDE (cotamos com “3” e vai aparecer o nosso modelo), SHADE (para tornar o objecto opaco)
A seguir a estes passos, vamos a PAGESETUP criamos uma página A4 com as medidas standard mas com as margens todas a 0 e ainda alteramos a orientação da nossa folha em Orientation para Vertical.
Com o comando MVIEW fazemos a planta trabalhada aparecer novamente e com duplo clique ficamos com o conteúdo da janela selecionado e usamos o comando ZOOM "1/100 xp" para enquadrar o desenho na janela (com um clique fora da janela podemos editar a caixa sem alterar a informação dentro da janela).
Sem comentários:
Enviar um comentário