Para a resolução do exercício é necessário a pesquisa de uma imagem, preferencialmente que ilustre uma perspectiva, de uma pintura ou desenho renascentista. Após a selecção da imagem, seguiremos então para a edição desta de forma a inserir a nossa figura (figura do aluno) no quadro.
Sucintamente, este exercício exige a edição de uma imagem e devidos tratamentos geométricos e cromáticos.
A ferramenta de resolução do exercício será, então, o Photoshop.
Síntese do exercício em PHOTOSHOP:
1. Numa primeira abordagem ao exercício solicitado, como exemplo e ponto de partida e de apoio, o primeiro passo apontou para a escolha de duas imagens, uma de um quadro renascentista e outra de uma imagem onde estivesse presente a figura humana que pudesse ser inserida no quadro.
2. Seleccionada a imagem a sobrepor, foi tido o cuidado e a preferência de que a mesma tivesse um fundo branco para facilitar a sua inserção no cenário. Assim, bastou seleccionar a figura humana escolhida, recorta-la, e recorrendo à ferramenta da varinha mágica, com o cursor carregar no fundo branco da imagem e posteriormente, em "Select", inverter o efeito. Seguidamente, basta copiar a selecção para a imagem cenário e redimensiona-la de forma a que ambas fiquem proporcionais.
3. A última etapa consiste, por meio de tentativas, o alcance da mesma linguagem (a nível de cores) entre ambas as imagens para que no resultado final a figura humana se encontre bem inserida no quadro e assim proporcionar a sensação de ser apenas uma imagem desde o início.
Na última aula desta semana (dia 2 de Outubro), iniciou-se ainda a utilização do programa AutoCAD com um pequeno exercício onde criámos um tabuleiro de xadrez apenas para compreender melhor a utilização do programa e colocámos, como fonte de apoio, os códigos e as coordenadas que originaram o tabuleiro numa página no Notepad++.
Exercício AutoCAD |
Sem comentários:
Enviar um comentário